A intensidade da radiação inicial é referente a dose de de radiação absorvida pelo paciente, chamada de carga de trabalho (W) e definida como o rendimento do acelerador, determinado no ponto de máxima dose, a 1 m da fonte (usualmente o isocentro do equipamento), em Gray * m^2 / semana. A carga de trabalho pode ser determinada pela multiplicação do número de pacientes tratados por semana e a dose absorvida média administrada em cada tratamento, acrescida da dose absorvida total semanal, no isocentro, utilizada em outras irradiações (controle da qualidade, manutenção do equipamento e pesquisa).
Contudo a parte da energia absorvida pelo tecido é denominada de Dose Absorvida (D), enquanto que a relação entre a quantidade de energia cinética adicional e a massa de tecido define o Kerma (kinectic energy released per unit of mass).
Fonte: Comissão Nacional de Energia Nuclear
Usaremos o Kp (Kerma por paciente) - o valor do kerma no ar a uma distancia de 1 m da fonte para facilitar o processo, alguns valores tabelados podem ser encontrados abaixo.
Fonte: IFSC, CST Radiologia, Dr. Flávio A. P. Soares - 2020 (NCRP 147 - revogada)