Radiação Ionizante e Não Ionizante

Texto gerado automaticamente do vídeo 03

Radiação pode ser definida como a emissão de energia eletromagnética e partículas subatômicas emitidas por fontes naturais ou artificiais. Vale lembrar que nem toda a radiação é ruim. Isso será explicado ao longo do vídeo.

 

A radiação é dividida em 2 classificações, emissão radioativa com raios ionizantes e raios não ionizantes. Raios ionizantes, significam ter energia suficiente para ser capaz de arrancar elétrons de um átomo e com isso podendo provocar alterações no estado físico.

 

Eles são os que possuem maior energia, como a emissão de raios alfa, beta ou gama, encontrados em átomos radioativos, como urânio, plutônio, tório ou césio 137.

 

E temos os raios x, que são usados na medicina para a formação de imagem do interior do corpo humano.

 

Quais são as radiações classificadas como não ionizantes, então nós temos lá as ondas de rádio, TV, infravermelho, as micro-ondas, luz visível e ultravioleta. Lembrando que o ultravioleta, as mais energéticas, ou seja, aquelas que possuem mais energia, já possuem uma capacidade de ionizar algum tipo de meio. Então por isso que ultravioleta está ali, naquele meio, as que têm ultravioleta, de baixa energia são classificadas como não ionizante e as ultravioletas de maior energia já se podem entrar na classificação das ionizantes