Revisão de ondas
Texto gerado automaticamente do vídeo 01
É possível perceber que a onda tem cristas que são os pontos mais altos e vales que são os pontos mais baixos. A distância entre 2 cristas ou 2 vales é o comprimento da onda, geralmente medido em metros.
O tempo que é necessário para onda percorrer esse comprimento é chamado de período, e o inverso do período é a frequência. A frequência nos diz quantas vezes por segundo, urna crista da onda passa por um ponto e nós medimos isso em Hertz, que é um sobre segundo.
Se nós pegarmos o comprimento de ondas e multiplicar pela Frequência, nós temos um número que é medido em metros por segundo.
Interessante, o que mais na Física é medida em metros por segundo?
E você está certa, é a velocidade, mas que velocidade é essa? Essa é a velocidade da onda. Vamos pensar em 2 ondas se propagando com a mesma velocidade, porém com comprimentos de ondas e frequências diferentes.
O caso de alta frequência é o equivalente a você sacudir a corda rapidamente. O impulso da sua mão fica criando novas cristas da onda rapidamente, então as cristas ficam mais próximas umas das outras, o que caracteriza uma alta frequência. E no caso da frequência mais baixa é quando você sacode a corda mais lentamente. Os picos ficam mais afastados uns dos outros.
Observe que no mesmo intervalo temporal, os picos estão mais próximos para o caso da alta frequência, logo, o comprimento de onda é menor. Por outro lado, no caso de baixa frequência, os picos estão mais distantes, então temos o comprimento de onda maior. Logo, existe urna relação direta entre as 2 propriedades e a multiplicação entre o comprimento de onda e a frequência resulta na velocidade de propagação da onda.
Alguns exemplos práticos das propriedades de comprimento de onda e Frequência são as ondas eletromagnéticas com comprimento entre 450 e 700 nanômetros, que são detectados por nossos olhos como cores, 450 é a cor azul e 700 é a vermelha.